Tecnologia, 16 de Maio de 2017

As notificações push são positivas para o usuário? Entenda!

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

O usuário mobile brasileiro tem, em média, 20 aplicativos instalados em seu celular, de acordo com um estudo feito pela Mobile Marketing Association em 2015. Agora, imagine se todos estes aplicativos enviassem notificações durante o dia todo? Esse usuário desligaria as notificações da maioria destes aplicativos.

Essas notificações que aparecem nos smartphones são chamadas de notificações push. No post de hoje, vamos explicar um pouco sobre o seu funcionamento e como elas podem ser usadas para melhorar a experiência do usuário. Acompanhe!

O que são notificações push?

Notificações push funcionam como mensagens de alerta que são enviadas diretamente para o celular de quem tem o aplicativo instalado. Essas notificações podem ter os usos mais diversos, dependendo do segmento do seu app, desde avisos de promoções até alertas de notícias.

As notificações push foram introduzidas pela Apple em 2009 e depois disso, cada sistema operacional desenvolveu o seu próprio sistema para elas. O desenvolvedor pode criar as mensagens de notificação e até agendar os horários nos quais elas serão recebidas pelos usuários do app. Além disso, há a opção de segmentar os usuários e escolher quais deles recebem a notificação.

Enquanto no iOS o usuário escolhe se recebe as notificações quando começa a usar o aplicativo, no Android o usuário dá a permissão no momento da instalação e também pode desligá-las, caso queira.

Como usar as notificações push?

A seguir, vamos falar sobre 4 formas como o uso das notificações push pode melhorar a experiência do usuário.

1. Personalize as notificações de acordo com o perfil do usuário
Uma das melhores funcionalidades dos sistemas de notificação push é a possibilidade de segmentar quem recebe os alertas. Se um usuário recebe muitas notificações que não estão ligadas ao seu perfil e a forma como ele usa o app, a tendência é que ele as desligue ou até mesmo desinstale o aplicativo.

Caso o usuário também concorde em compartilhar informações sobre si, essa é uma ferramenta que pode ser usada para determinar melhor o perfil do usuário e personalizar as suas notificações.

2. Faça testes em diferentes horários e situações para enviar as notificações
Como é possível agendar horários para as notificações, é mais fácil de testar diferentes horários e ver a variação no engajamento do usuário. Uma possibilidade é customizar os horários que o usuário recebe a notificação de acordo com o seu perfil de uso.

Um usuário que não usa o seu celular no seu horário de trabalho, por exemplo, provavelmente vai dispensar a sua notificação em meio a de outros apps durante essa parte do dia. Mas se a notificação for enviada na sua hora livre, ele tem mais chances de abri-la.

3. Seja conciso nas mensagens de notificação
O limite de texto para uma notificação push é de 160 caracteres. No caso do Android, por exemplo, um texto deste tamanho em uma notificação não é mostrado por padrão e o usuário precisa expandir a notificação para lê-lo. Por isso, é importante que o texto, além de ser curto e direto, chame a atenção do usuário logo em seu início.

4. Ofereça benefícios para os usuários que tem as notificações ligadas
Com as notificações push, é possível usar a plataforma mobile como um canal de comunicação direto com o seu usuário, o que oferece diversas possibilidades de aumentar o engajamento dele com o seu aplicativo. Um usuário pode, por exemplo, ligar as notificações para receber avisos de que algum produto que ele queria entrou em promoção.

É importante, especialmente no iOS, que essas opções de notificação sejam apresentadas de forma atrativa logo na primeira vez que o usuário abre o aplicativo. Se isso fica só no menu de opções, é possível que o usuário nunca tome conhecimento dessas possibilidades.

Quer saber mais sobre como a plataforma mobile pode ser usadas a favor do seu negócio? Acompanhe nossos perfis no Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn para se manter atualizado!

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

Comentários

Categorias

Arquivo

Instagram

Siga-nos!

Facebook

Veja Também
VISITE NOSSO SITE

Mesa - Copyright ® 2015