Internet, 06 de Setembro de 2017

3 benefícios da Internet das Coisas (IoT) para a sua empresa

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

Conforme a tecnologia avança, é cada vez maior sua influência no mundo empresarial. O surgimento de novas tendências, soluções e conceitos tecnológicos, como é o caso da internet das coisas, tornam as empresas mais alinhadas às demandas do mercado e contribuem para a melhora dos serviços oferecidos.

A internet das coisas ou IoT, como também é conhecida, tem tido um papel relevante na atualização das empresas e na forma como se relacionam com a tecnologia. Nesse contexto, para confirmar essas afirmações, nesse artigo vamos listar alguns dos principais benefícios trazidos por esse conceito. Continue lendo e acompanhe!

1. Otimização de processos
De forma ampla, a tecnologia tem como traço marcante nas empresas a capacidade de otimizar processos e melhorar a rotina de operações. Com a IoT não é diferente! Esse conceito é capaz de proporcionar uma maior integração entre diferentes setores da empresa, auxiliando em tarefas como, por exemplo:

– gerenciamento de máquinas e suprimentos;

– otimização da comunicação;

– automação de tarefas.

A proposta da internet das coisas é fazer com que todos os objetos e aparelhos, desde os mais simples, se conectem à internet. A partir daí fica fácil entender como os fatores citados podem ser alcançados.

Em um ambiente empresarial, ter a possibilidade de estabelecer uma comunicação entre tudo que envolve o processo produtivo, desde máquinas, até pessoas, é a chave para processos mais ágeis, autônomos e menos suscetíveis a falhas e interrupções. Além disso, ainda é possível ter uma visão completa de tudo que ocorre.

2. Diferencial competitivo
Em um mercado empresarial cada dia mais competitivo, possuir um diferencial em relação às demais empresas é, sem dúvida, uma boa maneira de se destacar.

A internet das coisas, em razão do seu forte apelo de inovação, é extremamente importante para a empresa. Além dos benefícios relacionados à própria operação dessa, é preciso destacar que esse conceito também fortalece a imagem da empresa, pois o emprego de tecnologia é sempre bem-visto nesse setor.

Dessa forma, a internet das coisas é extremamente útil para modernizar as operações da empresa, bem como para passar uma imagem de empresa que investe em inovação frente aos concorrentes.

3. Maior segurança e confiabilidade
A aplicação da internet das coisas em ambientes empresariais também tem impactos positivos nas questões relativas à segurança.

Na rotina de operações de uma empresa, inúmeros podem ser os processos que representam riscos à segurança de quem está envolvido, como, por exemplo, de acidentes com funcionários. Em contrapartida, em ambientes onde a IoT está integrada, esse tipo de situação tende a ser menos comum. Isso se deve ao fato de que, com a integração e comunicação das máquinas e objetos, é possível criar mecanismos automatizados de proteção contra esses riscos, bem como de comunicação, caso algo do tipo aconteça.

Por fim, é perceptível como a internet das coisas tem trazido inúmeros benefícios para as empresas que já aderiram a sua utilização. A tendência é de que esse conceito se aprimore e torne cada vez mais comum em todo tipo de empresa.

Gostou do nosso post? Quer saber um pouco mais ou ainda possui alguma dúvida? Deixe seu comentário! Será um prazer respondê-lo!

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

Comentários

Categorias

Arquivo

Instagram

Siga-nos!

Facebook

Veja Também
VISITE NOSSO SITE

Mesa - Copyright ® 2015