Marketing, 17 de Outubro de 2017

4 benefícios do marketing mobile que todas empresas devem saber

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

O marketing voltado para dispositivos móveis está longe de ser novo, basta lembrar-se dos SMS promocionais. Mas o crescimento do uso de smartphones e seus respectivos aplicativos colocou esse método novamente como um dos principais braços da comunicação com os consumidores. No entanto, explicar os benefícios do marketing mobile somente pela popularidade dos gadgets é muito pouco.

Por isso, apontaremos 4 vantagens do mobile marketing que sua empresa. Você entenderá a importância de expandir suas ações de relacionamento e vendas para os consumidores de smartphones e tablets. Acompanhe!

1. Consumidores conectados por mais tempo
Uma das características intrínsecas dos dispositivos móveis é a sua mobilidade. Como os seus usuários passam grande parte do dia com smartphones e celulares por perto, é natural que eles fiquem mais tempo conectados por essas ferramentas.

Nenhum outro meio é tão próximo do público como os dispositivos móveis. Afinal, as pessoas podem se conectar enquanto andam na rua, viajam no transporte público, estão no trabalho, estudam na faculdade/escola ou consomem outro veículo de informação, como a televisão.

Se você já ouviu falar em “segunda tela”, é disso que se trata. Para ter uma ideia mais clara, uma pesquisa da Conecta, divulgada pelo Correio Braziliense, revelou que 88% dos brasileiros navegam pela internet enquanto assistem TV. Desses, 65% utilizam smartphones.

2. Primeira fonte para busca de informação
A mobilidade também nos leva a esse segundo benefício. Ora, se as pessoas passam mais tempo conectadas em seus dispositivos móveis e podem acessar a internet de qualquer lugar com sinal, então os smartphones passam a ser a primeira fonte desses usuários para buscar algum conteúdo ou oferta.

Por exemplo, se uma pessoa está em um ônibus e se interessa por um anúncio visto em um outdoor, logo ela poderá procurar mais informações sobre aquela empresa e oferta pelo celular. O Google só está a um ou dois toques de resolver suas dúvidas e apresentar oportunidades.

3. Integração com outras estratégias de marketing
O exemplo dado nesse último tópico também provoca uma reflexão sobre a próxima vantagem. Estamos nos referindo à integração de outras ações de marketing e vendas com as plataformas mobile.

Como você deve imaginar, o marketing mobile não se restringe ao SMS marketing, aos aplicativos ou aos sites mobile. Essa categoria abraça outras vertentes do marketing, fazendo com que gestores e analistas, quando desenvolverem suas estratégias, também pensem no impacto que elas terão para os usuários de dispositivos móveis.

É o caso, por exemplo, do marketing em redes sociais, já que muitas dessas plataformas são mais acessadas pelos smartphones, como Facebook, Twitter e Instagram, ou são exclusivas do mobile, como o Snapchat e o Periscope. O mesmo vale também para o marketing de busca, os conteúdos publicados em sites e blog, os vídeos produzidos, etc.

4. Segmentação por geolocalização
Esse pode ser considerado um dos maiores benefícios do marketing mobile, especialmente para os negócios locais. Falamos muito aqui em mobilidade, mas outra característica relevante dos dispositivos móveis são os recursos de localização dos aparelhos por GPS.

Esse aspecto permite que as empresas possam projetar campanhas voltadas para o público da sua região ou que está próximo aos seus negócios. O próprio Google já faz isso nos seus resultados de pesquisa. Se você estiver com o GPS do seu smartphone ligado e pesquisar por “restaurante por quilo”, provavelmente receberá indicações de estabelecimentos próximos de onde você estiver – inclusive com a localização no mapa, telefone de contato e outros dados importantes.

Agora, imagine a vantagem que isso traz para negócios que dependem do consumo na loja física, como oficinas mecânicas, mercados e boates.

Os benefícios do marketing mobile têm, em comum, o fator proximidade com o público. As vantagens apontam tanto para uma comunicação mais rápida e quanto adaptada aos contextos de consumo. Portanto, as empresas que entenderem isso terão mais sucesso em suas campanhas para os usuários de smartphones e tablets.

Se você entendeu os benefícios do marketing mobile e quer entender mais como sua empresa pode se beneficiar de suas estratégias, passe a nos seguir em nossas redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. Lá, você pode conferir mais conteúdos e dicas sobre o mercado de aplicativos e dispositivos móveis!

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

Comentários

Categorias

Arquivo

Instagram

Siga-nos!

Facebook

Veja Também
VISITE NOSSO SITE

Mesa - Copyright ® 2015