Marketing, 10 de Agosto de 2017

4 desafios do mercado mobile que a sua empresa deve superar

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A pesquisadora brasileira em comunicação, Lucia Santaella, vem afirmando em seus últimos livros como a presença maciça de dispositivos móveis em nosso cotidiano muda nossas formas de interagir com o mundo, e também a maneira como trocamos informações com outras pessoas.

Uma vez que estamos todos conectados à internet e disponíveis para contato em qualquer hora e lugar por meio de nossos smartphones e tablets, a forma de chegar até o cliente e fazê-lo entender a mensagem do produto deve ser através do ambiente mobile. Mas como em toda oportunidade surgem desafios, separamos 4 deles para sua empresa superar e crescer cada vez mais. Acompanhe!

1. Terceirizar o desenvolvimento de apps
Terceirizar serviços pode ser uma excelente solução para se destacar no mercado mobile. Evitar gastar com a criação e manutenção de uma grande equipe de TI para desenvolver aplicativos internamente pode ser resolvido com a contratação de serviços externos.

Existem empresas com grande experiência no desenvolvimento de apps e projetos para dispositivos móveis que podem criar soluções muito mais criativas do que uma equipe interna. Buscar parcerias é fundamental para alavancar um negócio.

2. Estar atento à variedade de aparelhos no mercado mobile
São vários os sistemas operacionais disponíveis para os usuários (Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry, etc.) e muitos aparelhos com dimensões, capacidades de processamento e funcionalidades distintas umas das outras.

Na hora de escolher qual plataforma utilizar, deve-se levar em consideração o público-alvo e sua abrangência. Opte sempre por aplicativos nativos para cada sistema operacional, pois apresentam performance superior em comparação com os híbridos e podem proporcionar melhores experiências para os usuários de cada plataforma.

3. Conhecer bem o comportamento dos usuários
Uma das tarefas mais difíceis de um empreendedor é conseguir entrar na cabeça de seus clientes e entender seus gostos, desejos, anseios e modos de agir. É preciso muita paciência e uma série de erros e acertos até se chegar a um bom resultado.

As estratégias mais adotadas pelos profissionais de mobile growth e online marketing são direcionar mensagens e anúncios a distintos clientes e proporcionar experiências únicas para cada usuário. Saber reter a atenção das pessoas para sua marca é direcionar melhor as suas vendas. Pense nisso na hora que for desenvolver seus apps.

4. Atualizar constantemente os aplicativos
Acompanhar a rápida evolução da tecnologia móvel exige atenção especial. São milhares de novos programas sendo lançados nas lojas virtuais todos os dias e cada um trazendo uma experiência nova. Os usuários não ficam parados também e buscam atividades diferentes a todo momento.

Para isso, além de conhecer o comportamento dos clientes, como citado no tópico anterior, é preciso sempre renovar o design do app, tornando-o mais adequado aos padrões visuais em rápida mudança. Atualizar os sistemas operacionais e adicionar novos recursos de hardware vêm para acompanhar a evolução da capacidade de processamento dos smartphones, entregando mais possibilidades aos usuários.

São muitos os desafios encontrados pelas empresas no mercado mobile. Então, não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais e veja o que seus amigos têm a dizer sobre o assunto!

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