UX Design, 12 de Abril de 2017

4 diferenças entre usabilidade e experiência do usuário

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

Para explicar a diferença entre usabilidade e experiência do usuário (também conhecida pelas iniciais UX) geralmente utilizamos a “analogia da estrada”. Muitas pessoas acreditam que os termos são intercambiáveis, mas não é bem assim.

Nos primórdios da internet, a diferença entre usabilidade e experiência do usuário foi evidenciada por meio dessa analogia. Se você tem uma estrada larga, direta e que consegue levar seus usuários do ponto A ao ponto B, essa é uma estrada utilizável. Mas a experiência de usuário nela pode ser pobre.

Caso trate-se de um caminho chato, reto e que não estimule o motorista, por exemplo. Uma estrada com cenários, voltas e desafios serve ao mesmo propósito, mas o faz de modo mais emocionante.

Usabilidade é um termo que descreve o quão fácil é utilizar diferentes interfaces. Para que um layout tenha uma boa usabilidade são considerados o tempo de aprendizagem, a eficiência e a taxa de erros ao longo do uso.

Já experiência de usuário diz respeito a todas as interações de um usuário com um produto. Nela, buscamos que as necessidades exatas dos usuários sejam cumpridas sem falhas.

Experiência de usuário e usabilidade podem existir de maneira independente. Todavia, não faz sentido construir um site chato e funcional se você pode fazer ambas as coisas bem, não é mesmo? Por isso, ao desenvolver um projeto de design, as coisas ficam mais fáceis se você conhece as diferenças entre usabilidade e experiência do usuário.

1. Usabilidade e experiência do usuário têm objetivos diferentes

O objetivo geral da usabilidade é garantir que um site é fácil de usar, enquanto a experiência do usuário existe para se certificar de que os visitantes ficam felizes com os resultados que obtiveram da navegação. Em termos de usabilidade, a pergunta certa a se fazer é: o usuário conseguirá realizar seus objetivos?

Já do lado da experiência do usuário, precisamos nos perguntar se o usuário ficou satisfeito com sua experiência como um todo.

2. Recursos distintos separam usabilidade e UX

Em termos de usabilidade, os recursos são os responsáveis pelo design da interface de um site, aplicativo ou game. A experiência do usuário, por sua vez, envolve esforços coletivos — tanto de designers quanto da equipe de vendas — para descobrir o que funciona melhor em cada cenário.

A experiência do usuário exige um grande esforço para garantir que os resultados do projeto terão um impacto significativo, e para isso as interfaces são um recurso valioso. Quando são intuitivas e simples, elas podem criar experiências positivas e atraentes, mantendo o usuário satisfeito e tornando-o um visitante frequente de seu website.

3. Usabilidade e experiência do usuário são avaliadas de forma distinta

A usabilidade é mais restritiva que a experiência do usuário. Ela se concentra em alcançar uma série de objetivos quando um site está sendo usado. A experiência do usuário, por outro lado, vem como um resultado de tudo que o visitante sente ao utilizar uma página.

Uma interface de usuário utilizável é tipicamente intuitiva, simples e fácil de se aprender. Já uma interface cujo objetivo é criar uma experiência de uso positiva é aquela que é mais agradável para o usuário.

Isso não significa que quando o foco está na experiência uma interface não deva ser utilizável, mas que a prioridade de cada projeto é distinta.

4. Usabilidade e experiência do usuário tem impactos diferentes

Embora experiência do usuário requeira mais esforço para se fazer bem, seus resultados têm também um impacto maior. Quando feita de maneira adequada, UX qualifica efetivamente a relação entre um usuário e a marca. Isso acontece porque a experiência do usuário vai além de fornecer recursos, entregando também sensações.

Gostou de entender a diferença entre usabilidade e experiência de usuário? Então não deixe de compartilhar conosco o que achou desse post!

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

Comentários

Categorias

Arquivo

Instagram

Siga-nos!

Facebook

Veja Também
VISITE NOSSO SITE

Mesa - Copyright ® 2015