UX Design, 02 de Maio de 2017

Por que valorizar a experiência do usuário?

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Experiência do usuário é uma das principais estratégias de que dispõe seu negócio para se comunicar com o cliente. Nem sempre o que foi testado e comprovado como eficiente no desktop funciona quando falamos de celulares. Entender as diferenças essenciais entre estes usos vai permitir que profissionais de design, marketing e desenvolvimento consigam entregar soluções prontas para resolver os problemas de seus usuários.

Criar interfaces e aplicativos que valorizam a experiência do usuário exige um entendimento certeiro do problema que seu aplicativo pretende resolver. É preciso definir bem seu público-alvo e entender como ele se comporta frente a tecnologia, a fim de tornar sua solução eficiente e única.

Valorizar a experiência do usuário trará outros benefícios ao publicar seu app. Veja alguns deles e entenda melhor por que essa parte do desenvolvimento mobile é fundamental ao sucesso:

Simplifica o uso de seu app
Priorizar a experiência do usuário é antes de tudo garantir a simplicidade de uso da ferramenta. Seu aplicativo deve ser entendido com facilidade pelo usuário, que precisa navegar entre suas funções com naturalidade e ter fácil acesso aos principais recursos disponíveis. Encontrar informações e definir preferências de uso com alguns cliques fará a diferença entre adotar seu app ou buscar uma opção mais atraente desenvolvida por um competidor.

Ajuda a priorizar conteúdo relevante
Entregar conteúdo relevante nas interações e serviços proporcionados pelo seu aplicativo vai ajudar a criar uma experiência do usuário mais significativa. Elimine o conteúdo irrelevante de menus e tutoriais e invista em animações que mostram sua ferramenta em funcionamento para uma imersão completa na plataforma.

Troque notificações invasivas por um resumo com os updates importantes em um horário indicado pelo usuário. Ofereça maneiras para que ele personalize como e quando a informação chega as suas mãos, mas incentive que ele descubra todo o potencial de sua ferramenta com dicas e estratégias para melhor utilizá-la.

Garante o melhor autoatendimento
Apps empresariais se beneficiam de uma experiência de atendimento otimizada, capaz de ser tão eficiente quanto aquela obtida em suas lojas ou através do call center e ser ainda mais ágil e intuitiva. Planejar as principais funções de seu software a fim de que elas determinem interações bem sucedidas com sua marca torna a experiência de uso benéfica para quem empreende e consome, de um lado porque automatiza demandas de suporte e do outro porque amplia os canais de contato entre pessoa física e jurídica.

Mobile se tornou nossa primeira opção
Em desenvolvimento, chamamos de mobile first as soluções desenhadas para atenderem usuários de dispositivos móveis. Essa abordagem é funcional na hora de criar experiências de uso eficientes pois leva em consideração a nova forma como interagimos com produtos, marcas e serviços. O celular é o primeiro dispositivo levado em consideração na hora de repensar as interações com seu software e a partir daí são desenvolvidas as demais interfaces, ampliando o poder da ferramenta conforme migramos de plataforma.

Dessa forma, é possível criar aplicativos complexos para seu telefone e que se tornam ainda mais eficientes no desktop, como editores de texto e painéis de publicação para um website. Desenvolver soluções tendo o mobile como ponto de partida é um bom modo de envolver consumidores e aproveitar melhor o potencial de cada equipamento.

Mobile é um dos maiores mercados atuais e apenas em 2015 movimentou cerca de US$484 bilhões, de acordo com a International Data Corporation. Valorizar a experiência do usuário vai assegurar o sucesso de seu aplicativo em um cenário tão competitivo. Está pronto para repensar sua estratégia para dispositivos móveis? Deixe a sua opinião nos comentários!

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