Tecnologia, 31 de Agosto de 2017

Site mobile x responsivo: qual é a melhor opção para sua empresa?

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

Ter um site mobile ou responsivo? Esta é uma das perguntas mais frequentes que os gestores se fazem na hora de decidir pela melhor forma de criar a presença corporativa na web.

Para começar, é preciso entender que se trata de duas soluções diferentes. E é partindo desta comparação que vamos refletir sobre o assunto neste artigo. Acompanhe!

O que é um site responsivo?

Responsivo é como chamamos um site que responde, ou se adapta, às várias telas onde ele pode ser exibido. Significa que no momento em que ele foi desenvolvido, o web designer criou mecanismos de design próprios para cada tipo de navegador nos diferentes dispositivos (desktop, tablet, smartphone etc.).

Assim, com qualquer dispositivo, os usuários não têm dificuldades de visualização e interação com o conteúdo.

Entre as vantagens de um site responsivo, destacam-se:

– Layout e imagens flexíveis: as informações e a identidade visual aparecem em harmonia em qualquer tela;

– Base única de desenvolvimento: não é preciso desenhar duas versões do mesmo site;

– Bom rankeamento nos mecanismos de busca como o Google: não depende de subdomínios;

– Manutenção mais barata: não é preciso realizar modificações no código de duas aplicações diferentes.

O que é um site mobile?

Já o site mobile é aquele que é projetado para a tela de mão e interfaces touch-screen. Ou seja, linhas de código, imagens e a estrutura em si são pensadas e feitas exclusivamente para dispositivos móveis.

É diferente do site responsivo, pois é preciso criar um subdomínio, que é o que é exibido aos usuários em suas telas portáteis. Ou seja, há um redirecionamento no momento em que ele é acessado.

Aqui estão as vantagens de desenvolver um site mobile:

– Experiência do usuário: por ser pensado exclusivamente para o ambiente móvel, o site mobile entrega ao internauta uma experiência mais agradável em termos de usabilidade e até de conteúdo (já que ler na tela pequena é diferente de ler no PC);

– Maiores taxas de conversão: cada vez mais, o acesso à web se dá via smartphones e tablets, assim, as chances da empresa conseguir seus objetivos (converter em vendas, por exemplo) são maiores com um site mobile;

– Mais velocidade: a navegação é bem mais rápida em um site desenvolvido para ser acessado por dispositivos móveis, o que pode fazer a diferença para os usuários (as pessoas têm pouca paciência para esperar páginas serem carregadas);

– Custo reduzido de criação: produzir um site mobile é bem mais barato do que adaptar o site antigo para o design responsivo.

Afinal, é melhor um site mobile ou responsivo?

Como você percebeu, há vantagens em ambos os casos. A escolha depende dos objetivos finais. O que é totalmente inviável hoje é não ter um site friendly-mobile, ou seja, não entregar aos usuários a melhor apresentação da página corporativa.

Se o seu objetivo é oferecer conteúdo compatível com dispositivos móveis para o público mais amplo possível, um site mobile será sua melhor escolha. Esta solução, por ter um nível melhor de especialização, proporciona a melhor experiência ao consumidor, o que contribui para que a marca tenha uma imagem inovadora e mostre preocupação com seus públicos de interesse.

Mas, atenção: um site mobile não deve ser confundido com um aplicativo, são duas coisas diferentes — entenda o que é um aplicativo no artigo ‘Aplicativos Nativos ou Web Mobile? Saiba como escolher o melhor’.

Quer melhorar a experiência do seu público com um site mobile? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

Comentários

Categorias

Arquivo

Instagram

Siga-nos!

Facebook

Veja Também
VISITE NOSSO SITE

Mesa - Copyright ® 2015