Tecnologia, 17 de Abril de 2017

6 últimas tendências para aplicativos mobile

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

Smartphones se tonaram partes inseparáveis de nossas vidas diárias. Os aplicativos mobile são usados em várias atividades cotidianas, desde o alarme para nos acordar de manhã, até apps para mandar mensagens para os amigos, ouvir música, ler as notícias do dia, assistir a vídeos, atualizar o andamento de projetos, entre outros.

Atualmente, mais de 2,1 bilhões de pessoas têm um smartphone. O uso desses dispositivos e de aplicativos mobile têm crescido e essa tendência está se repetindo em 2017. Neste post vamos trazer para você quais serão os caminhos que a tecnologia mobile vai trilhar este ano. Confira!

1. Experiência de usuário mais satisfatória

O principal foco do bom desenvolvimento de apps mobile é a experiência de usuário (UX). Neste ano vamos presenciar o aprimoramento desta característica em termos inovativos e práticos. O uso de aplicativos deve ser o mais fácil possível, e as pessoas tendem a parar de usar qualquer programa que lhes dê uma experiência desconfortável.

Portanto, o desenvolvimento de aplicativos mobile em 2017 vai dar atenção especial ao ponto de vista do usuário e suas preferências. Vamos ver o aumento de apps que trarão experiências diferenciadas pela idade ou gênero do usuário, por exemplo.

2. Mais inteligência artificial nos aplicativos mobile

Cada vez mais desenvolvedores estão começando a embutir inteligência artificial (IA) em seus apps. Essa tecnologia tem a capacidade de ser revolucionária, principalmente na educação. Aplicativos que podem ensinar crianças a estudar, baseando-se em suas preferências e personalidades, podem ajudar e muito nos sistemas de aprendizado em todo o mundo.

O mesmo pode ser dito do comércio mobile (o m-commerce), com o surgimento de apps com IA inteligente o suficiente para fazer compras por você de acordo com seus desejos e gostos.

3. Realidade aumentada em conjunto com utilitários

Muitas pessoas consideram aplicativos de realidade aumentada (RA) mais escandalosos do que realmente práticos, mas isso está começando a mudar. Com a integração da RA com apps utilitários, essa tecnologia tem se revelado uma grande aliada para aumentar o engajamento de usuários nas plataformas.

A melhor parte? Os benefícios disso para as empresas é altíssimo, pois uma das maiores exigências dos consumidores atuais (os millenials) é por mais engajamento e troca de experiências marcantes com outros usuários.

4. Aplicativos mobile rodando na nuvem estão em crescimento

Do público consumidor até profissionais de TI, todos já tem noção de como a tecnologia na nuvem está impactando nossas vidas coletivas. Hoje, a computação na nuvem finalmente encontrou seu lugar no universo mobile.

Neste ano nós podemos esperar por apps poderosos que vão armazenar e buscar dados na nuvem, tomando muito pouco espaço na memória interna do smartphone. Uma pesquisa da Cisco afirma que, até 2019, aplicativos na nuvem serão responsáveis por 90% de todo o tráfico de dados mobile.

5. Aplicativos para empresas e micro-apps vão crescer ainda mais

Empreendedores estão cada vez mais convencidos que aplicativos direcionados para suas empresas são extremamente vantajosos e querem continuar investindo nessa área. Em contrapartida, micro-apps leves, direcionados e fáceis de usar estão conquistando cada vez os corações dos usuários mobile por se tornarem “companheiros” para toda hora.

Ambos são tipos de aplicativos mobile que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e a tendência é que continuem a fazer sucesso.

6. Dispositivos vestíveis estão ganhando mais atenção

De acordo com a International Data Corporation (IDC), o mercado de dispositivos vestíveis não vai parar de crescer, chegando a 213,6 milhões de unidades vendidas em 2020.

Esses dispositivos auxiliam ainda mais em atividades diárias e estão encontrando usos mais diversos, desde atividades fitness até o ambiente corporativo. Em conjunto com a evolução da capacidade de processamento e armazenamento dos smartphones, os dispositivos vestíveis vão ganhar cada vez mais utilidade na execução de tarefas diárias.

Analisando dados e estatísticas, o uso de aplicativos mobile está em franca ascensão e, em 2017, continuaremos a presenciar inovações no desenvolvimento desses aplicativos no mercado global.

Dessa forma, investir no desenvolvimento de aplicativos mobile é uma decisão acertada para se adequar às novas exigências do público consumidor e continuar a crescer. E você, o que pensa sobre as tendências do mercado mobile para 2017? Deixe seu comentário no post e compartilhe suas ideias!

mesa-admin

Mesa Mobile Thinking

Comentários

Categorias

Arquivo

Instagram

Siga-nos!

Facebook

Veja Também
VISITE NOSSO SITE

Mesa - Copyright ® 2015